quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Tribo das Mulheres Girafas




Ao norte da Tailândia, próximo a Chiang Mai fica localizada a Tribo das Mulheres Girafas. Nós realizamos o passeio com um excelente guia da Asia Exótica, passeio contratado pela Kangaroo aqui no Brasil. 


Começamos nosso passeio cruzando uma fazenda de plantação de arroz, no decorrer do caminho conhecemos diversas tribos, todas com características diferentes na vestimenta e acessórios, até chegar a tribo mais famosa, Karen Padaung. 


As tribos fugiram do regime militar de Myanmar (Birmânia), há mais de 60 anos e foram se proteger nas montanhas Tailandesas, habitando essas terras até hoje. 


Na entrada da Aldeia com chão de terra batida, cruzamos com diversos produtos à venda como, encharpes, anéis, bolsas, almofadas e panos bordados, tudo feito manualmente por elas. 


Elas vivem de uma forma bastante simples, suas casas são bangalos feito de palha e bambus e  sua fonte de renda vem da tecelagem, plantação de arroz e do turismo. 


O povo é muito simpático, sempre sorridente, algumas são tímidas outras adoram conversar, uma das meninas arranhava um ótimo espanhol e já sabia lidar com a negociação dos produtos.




Durante nosso passeio não cruzamos com nenhum homem ou menino, nosso guia nos explicou que os homens estavam trabalhando no campo e os meninos estudando. Segundo as tradições os anéis são colocados nas meninas ainda muito jovens, acredita-se que os anéis sejam considerados simbolo de beleza e riqueza. 


Elas acreditam que a beleza da mulher é correspondente ao tamanho do seu pescoço, também são usados aros nos pulsos, tornozelos para que os mesmos afinem. Até o final de suas vidas, elas podem carregar 20 kilos de aros distribuídos pelo corpo. 


Eles são colocados a partir dos 5 anos de idade, as argolas não fazem o pescoço ficar maior e sim pressionam os ossos da clavícula, fazendo uma deformação da caixa torácica.


Esta é uma das senhoras mais idosa da tribo, ficamos impressionados com a quantidade de anéis. 


Existem algumas lendas sobre o uso dos anéis, a mais interessante é que as mulheres tinham medo de ser atacadas pelos diversos tigres que habitavam a região, os colares seriam para proteção, já que eles atacariam a região no pescoço. 


Fomos conhecer a creche, "escolinha" das crianças, elas estavam descansando, foi um momento muito bonito poder conhecer um pouco dessa cultura tão diferente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário